25 de agosto de 2011

#Bridal_Help: Qual o melhor horário pra casar?

Casar de dia ou de noite? Se for de dia, casar de manhã? Se for à noite, começar cedo? Qual situação é melhor para as fotos? São muitas as perguntas que podem ser feitas ao se pensar a respeito do horário do casamento (e muitos também são os palpites que os outros dão pra orientar a decisão). Para ajudar a diminuir a pressão sobre esse dilema, vou dar algumas dicas que podem auxiliar as noivas mais ansiosas a escolherem a hora certa pra entrarem tranquilas e pontuais na igreja…

É importante iniciar esse post dizendo que não irei aprofundar detalhes sobre os tipos específicos de cerimônias e ambientes em que o casamento pode ser realizado (ao ar livre, em igreja, em salão de festas, etc…), pois esse não é o foco da questão. Os tipos de cerimônias serão tratados mais a fundo no próximo #Bridal_Help e serão apenas citados nesse artigo.

Dito isso, posso começar o papo repetindo a frase que 9 em cada 10 fotógrafos pregam ao falar de casamentos: CASE DE DIA! Sim, é isso mesmo, se você estiver indecisa entre casar de dia ou de noite, prefira casar de dia. As vantagens são muitas:

  • A luz do sol é maravilhosa para preencher as texturas e mostrar detalhes da ambientação que só seriam vistos com um investimento alto em luzes cênicas para um casamento noturno.
  • Muitas fotografias terão menor uso de flashs e iluminação artificial, mantendo um aspecto natural e cores mais bonitas nas cenas.
  • Você terá mais opções de locais interessantes para seu ensaio fotográfico.
  • Se o casamento for em igreja, a luz passando pelos vitrais geralmente valoriza positivamente o ambiente. Se for ao ar livre, você pode integrar melhor a paisagem ao clima que quer para o evento.
  • A equipe de filmagem não usará luzes fortes que distraiam a atenção dos convidados ou atrapalhem os noivos.
  • Se houverem mais casamentos na igreja, você pode ser a primeira noiva do dia e ter as flores mais vivas e com perfume mais marcante durante o seu casamento.
  • Você corre menos riscos de ter sua cerimônia iniciando com atraso causado por outros casamentos.

Eu casei de dia e posso afirmar: é lindo, todo mundo gosta e o ambiente se torna muito acolhedor. Não é à toa que em outros países muitos casais se casam durante o dia, além de ser uma questão cultural, é também uma questão estética.

A luz solar infiltra no ambiente e gera efeitos incríveis.

E qual o melhor horário para um casamento diurno? Depende. Casamentos matinais seguidos de almoço são legais, mas o casal deve tomar o cuidado de não ficar exposto ao sol do meio dia em sua cerimônia ou ensaio fotográfico. A luz entre as 11h e as 14h geralmente é excessivamente contrastada e não costuma ficar tão boa nas fotos. Se o casamento for vespertino (situação mais comum), prefira celebrar a cerimônia depois das 17h, pois assim os convidados terão um bom tempo para se deslocar ao evento e a luz estará mais bonita para fotos e filmagens. Só tenha cuidado com esses horários no inverno, pois as 18h o sol já está muito baixo e o efeito da luz já não é tão interessante.

Casando no fim da tarde, o casal tem mais tempo para interagir com os convidados, fazer um jantar tranquilo e abrir a pista antes da meia noite. Com isso, a balada com os amigos será melhor aproveitada e mais duradoura e os parentes mais idosos e as crianças aproveitam melhor a festa.

Mas e os casamentos noturnos? Esses também são bonitos, mas demandam um pouco mais de cuidado com as luzes e a ambientação. Já tive a experiência de fotografar casamentos lindos, bem decorados, mas que perderam muito estéticamente por não terem uma iluminação adequada para realçar os detalhes e valorizar a decoração. Não deixe para colocar luzes apenas na pista de dança, invista em luzes para a cerimônia também, garanto que não vai se arrepender.

Se o casal optar por casar à noite, o bacana é celebrar cedo (no máximo até as 20:30h), pois alguns imprevistos podem atrasar a cerimônia e comprometer todo o andamento da festa. Acredito que ninguém quer uma festa que acabe muito rápido, por isso, pense no horário e no conforto dos convidados.

Casamento noturno também é legal, basta investir em luz.

Boa sorte e até o próximo #Bridal_Help.

Veja Também

Deixe seu comentário: