4 de agosto de 2011

#Bridal_Help: 10 dicas para a escolha da data do casamento (1 de 2)

Ok, você é uma noiva de primeira viagem, que acabou de receber o pedido e uma aliança do seu pretendente e tem que começar a pensar em tudo pra realizar O Casamento Da Sua Vida. Lá vem o frio na barriga e a certeza de muuuitas coisas pra planejar, começando pela resposta da pergunta que você mais vai ouvir da sua familia nessas primeiras semanas: “Qual é data do casamento?”…

Pois é, chegou a hora de escolher o melhor dia pra celebrar esse acontecimento especial e muitas dúvidas passam pela cabeça dos noivos. Para ajudá-los nessa árdua tarefa, listei 10 dicas importantes que devem ser levadas em consideração pelo casal. Como o texto ficou grandinho, dividi o post em duas partes. Hoje citarei 5 dicas e colocarei as outras 5 nos próximos dias. Aproveitem!
 

1. Uma data importante, será bem lembrada depois: Ao casar, vocês irão criar um novo aniversário na sua vida. É bacana ter essa data caindo em um dia importante para o casal. Eu e a Jaque escolhemos o dia 20/11/2010, pois achamos uma combinação numérica bonita (20.11.20.10) e pela soma dos algarismos resultar em 7, um número representativo pra nós. Buscar o dia do 1° beijo, o aniversário de namoro ou algo valorizado pelo casal, pode ajudar nas comemorações futuras (principalmente ao noivo, que as vezes tem memória fraquinha ;)). Conversem e decidam juntos, pois essa data marcará suas vidas para sempre.
 
 
2. O clima certo, faz a festa certa: Clima ameno, frio ou calor? Embora muitas noivas gostem de casar no verão, existem tipos de recepções que se adequam melhor a outras estações. Uma festa ao ar livre, exige um dia quente. Um jantar bonito e florido, as vezes é melhor no clima ameno da primavera. Uma recepção elegante e confortável, regada a bons vinhos, pode ser bem vinda em dias frios. Pensem na festa e nos convidados. Mesmo não dando pra definir o clima com exatidão (na serra gaúcha, nem se fala), dá pra reduzir os riscos do evento, buscando os melhores meses para o estilo de recepção desejado. Eu casei ao ar livre, por isso era melhor buscar o fim da primavera (longe dos temporais da troca de estação) ou o verão.

Mesmo se não casarem no inverno, um ensaio fotográfico no frio pode gerar imagens incríveis.

3. Quem chega antes, colhe o melhor: É fato, as igrejas estão disputadas, os salões tem poucas datas e, principalmente, os bons fornecedores estão com horários escassos. Nos últimos anos, os casais tem buscado cada vez mais profissionais de referência, com olhar diferenciado e que trabalhem ao gosto dos noivos. Por esse motivo, é comum encontrar datas fechadas na agenda de bons fotógrafos, cerimonialistas, videomakers, cabeleireiros, músicos, etc, mesmo procurando 2 anos antes. Minha agenda, por exemplo, já conta com eventos marcados para daqui a mais de 25 meses! Conclusão? Para quem for casar no verão, seria bom programar 18 meses antes; se escolherem o inverno, um ano já ajuda.
 
 
4. Se é sazonal, as vezes não é legal: Se você sonhou em fazer uma festa com aquelas tulipas lindas decorando a cerimônia, uma mesa de doces adornada com caixinhas de cerejas frescas e um brinde com o espumante da sua vinícola favorita, cuidado, as coisas podem não sair como planejado. No meu casamento, não haviam tulipas para o primeiro buquê que a Jaque escolheu e as cerejas ainda não estavam maduras para alguns doces desejados, tudo isso por termos casado em novembro. O espumante servido era excelente, mas não foi da vinícola preferida, justamente por ter esgotado para as festas de fim de ano. Nada grave, mas ilustra o quanto a sazonalidade pode ser incômoda. Planejem bem antes de decidir sua data, para não correrem riscos. Como curiosidade, minha irmã escolheu casar em dezembro, só pra poder carregar um buquê de Jasmins.
 
 
5. A data também é dos convidados: Se você tem parentes/amigos em outras cidades ou quer que a balada dure até o sol raiar, deve pensar na comodidade de quem vem até a festa. Muitos casais escolhem o sábado para se casar, pois é um bom dia para receber gente que precisa viajar até o evento e ainda permite um descanço no domingo para quem estica a festa até de manhã. Casar em véspera de feriado também pode ser interessante, mas considere que alguns dos convidados podem acabar planejando outras viagens ou programas nesse tipo de data. Fins de semana com feriados na segunda podem ser boas pedidas, inclusive para economizar uma graninha, mas isso será detalhado na próxima dica.

 
Bem, por hoje é só pessoal. Fiquem ligados, durante a próxima semana tem a segunda e última parte dos toques para escolha da data. Aguardo vocês por aqui. Abração.
 
 

Veja Também

2 Comentários:

Deixe seu comentário: